Press release

O Chagdud Gonpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e prática do Budismo Tibetano. Sua sede, fundada em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche (1930–2002), chama-se Khadro Ling e fica no topo da montanha na cidade de Três Coroas (RS), a 32 km de Gramado.

Nas terras do Khadro Ling há um La Kang, um templo construído e ornado dentro das tradições artísticas tibetanas. Além de abrigar retiros e cerimônias budistas, o templo principal e outros monumentos do lugar – como estátuas, estupas, rodas de oração e uma réplica de uma Terra Pura – estão abertos à visitação pública.

Pela exuberância da arte sacra tibetana e pela beleza natural do entorno, o Khadro Ling entrou no roteiro turístico da Serra Gaúcha. Quando Chagdud Rinpoche idealizou o templo, ele não tinha a intenção explícita de criar uma atração turística. No entanto, sempre disse que construiu o templo para inspirar positivamente todos os visitantes, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas.

Uma comunidade de praticantes budistas mora no Khadro Ling. Eles são responsáveis pela manutenção das atividades e dependências do centro por meio de trabalho voluntário. Como é comum em algumas tradições do budismo tibetano, a comunidade não é monástica, e sim leiga. Ou seja, as pessoas podem manter relacionamentos, casarem-se, ter filhos, formar uma família.

A diretora espiritual do Khadro Ling é Chagdud Khadro, viúva de Rinpoche, que foi sua aluna durante mais de duas décadas. A ela cabe a orientação espiritual dos praticantes, a condução de cerimônias e decisões administrativas do dia-a-dia. Lama Sherab Drolma, que foi tradutora e atendente pessoal de Chagdud Rinpoche ao longo de dez anos, auxilia Chagdud Khadro nessas tarefas. Mais informações